Almeida Home Page

Circuitos

Circuitos CC e CA

Circuito 1
Circuito 2
Circuito 3
Circuito 4
Circuito 5

Alarme
Original por: Mecatronica Atual

1. Alarme com SCR

Esta figura representa o esquemático de um circuito do tipo "alarme universal" com SCR. O sensor "X1" pode ser substituido por outro dispositivo ou componente eletrônico, desde que adaptado, respeitando as condições de polarização do transistor "Q1".

Amplificador
Original por: Eletrohoo

2. Amplificador para Rádio

Simples e muito eficiente amplificador/reforçador para levantar o som de um radinho portátil ou walkman, desses normalmente alimentados com duas pilhas.

Alarme
Original por: Almeida Home Page

3. Fonte CC para bancada

Esta figura representa o esquemático de uma fonte de alimentação que utiliza o circuito integrado "317", numa configuração com duas opções de saída de tensão contínua: uma ajustável de 0 a 20 volts e outra com seleção padronizada de 1,5 a 15 VCC, ideal para reparo em aparelhos eletrônicos como rádio, tocafitas, etc.

Alarme
Original por: Almeida Home Page

4. Interruptor Crepuscular

Este circuito é ideal para reduzir o consumo de energia elétrica em iluminação de jardins, áreas externas de casas de campo, etc.; uma vez que, a energia será cortada na presença dos primeiros raios solares e só retornará na ausência destes.

Sensor de temperatura
Original por: Blog Nova Eletrônica

5. Sensor de Temperatura

O Sensor de Temperatura LM35, é um circuito integrado sensor de precisão. Tem uma faixa de medição de -55oC a +150oC com uma precisão de +- 0,5oC. Possui uma saída de tensão analógica com uma resolução de 10mV/oC.

O sensor alimentado com uma tensão positiva (+Vcc), apresenta para cada 10mV de saída 1 grau Celcius. Deste modo, medindo-se na saída 222 mV, temos representado a temperatura de 22,2oC. Neste cenário, um bom multímetro pode ser usado como termômetro de precisão.

O circuito acima é um sinalizador de temperatura monitorada pelos LEDs D1 e D2. O sensor de temperatura é o LM35, que tem sua saída ligada à entrada não inversora do circuito integrado amplificador operacional CA3130.

A entrada inversora do amplificador operacional recebe a tensão de referência que deve ser ajustada pelo trimpot R2. O operacional compara a saída do sensor com a tensão de referência, amplifica, e aciona um dos LEDs.

Dependendo do resultado da comparação das tensões nas duas entradas do operacional, a tensão de saída do operacional, pode ser positiva ou negativa. Sendo positiva, satura o transistor Q1 e aciona o LED1, se for negativa corta o transistor Q1, satura o transistor Q2 e aciona o LED2.